A partir do ano de 2011 só será concedido cancelamento de registro aos profissionais que se enquadrarem em pelo menos uma das seguintes condições:
-
Não ter mais a intenção de desempenhar a profissão;
-
Troca definitiva da profissão, com comprovação;
-
Invalidez comprovada para o exercício da profissão;
-
Aposentadoria, com comprovação;
-
Falecimento, com cópia da certidão de óbito.
Documentos necessários:
-
Formulário de Cancelamento devidamente preenchido, Clique aqui para o Formulário
-
Cópia da carteira de Trabalho autenticada (emitida pelo Ministério do Trabalho) das páginas de identificação e dos contratos (páginas de contratos assinados e da página posterior em branco);
-
Histórico ou Extrato do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O documento pode ser obtido junto a Delegacia Regional de Trabalho de sua jurisdição ou pelo ww.gov.br pelo link “Solicitar vínculos empregatícios do CAGED“.;
-
Descrição detalhada do cargo emitida pela Empresa onde trabalha, caso o profissional não esteja trabalhando na área da Química;
-
Nos casos de pedido de cancelamento por invalidez, anexar cópias autenticadas do atestado médico ou do comprovante de aposentadoria por invalidez;
-
Dos profissionais falecidos os familiares deverão apresentar somente uma cópia autenticada da certidão de óbito;
-
Carteira de Identidade Profissional (livrete e cédula originais), emitidas pelo CRQ deverão ser devolvidas. No caso de perda, roubo ou extravio, a cópia da ocorrência policial deverá ser apresentada.