NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROF. DR. SIDNEI QUEZADA
O Conselho Regional de Química da 21ª Região – CRQ XXI vem externar seu profundo pesar pelo falecimento do professor Sidnei Quezada Meireles Leite, na noite do dia 12 de janeiro de 2021.
Graduado em Química e doutor em Engenharia Química, Sidnei foi professor de Química e Educação em Ciências no Centro Federal de Educação Tecnológica de Química do Rio de Janeiro e esteve à frente da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Em 2009, se transferiu para o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Ele tinha 54 anos de idade e ministrava diversas disciplinas na instituição, com destaque para “Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)”.
Sidnei foi um dos criadores e era o coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), o primeiro mestrado profissional a ser implantado no Ifes, em 2011. Em 2019, o Educimat se tornou o primeiro doutorado da instituição, numa iniciativa liderada pelo professor.
Em 2016, foi agraciado com a Menção Honrosa do Mérito Pessoal pela Câmara Municipal de Vitória, por iniciativa CRQ 21a. Região, por ocasião da comemoração do Dia Nacional do Profissional da Química realizado naquela casa legislativa.
“O professor Sidnei foi um grande colaborador do Sistema CFQ/CRQs, em 2009 foi Subdelegado do Espírito Santo pelo CRQ 3ª Região – RJ. Foi um dos apoiadores na criação do CRQ XXI. Tive ótimas conversas com ele, sempre um defensor dos Profissionais da Química. Participou com excelentes orientações em nossa Câmara Técnica de Ensino. Sou grato por ter tido a oportunidade de acompanhar a sua trajetória de vida dedicada a educação pública, de qualidade e inclusiva”, declarou o Presidente do CRQ XXI Alexandre Vaz Castro.
Segundo o Conselheiro Regional do CRQ XXI e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero, o Professor Sidnei era uma pessoa muito generosa. “Eu observava a preocupação que ele tinha em alimentar o sonho dos nossos alunos, dessas pessoas que querem transformar a realidade e entendem a importância da educação na mudança de vida para um futuro melhor. Ele sempre foi um incentivador, sempre buscava ajudar, nunca falava ‘não’ para um aluno. Um grande profissional, um grande pesquisador, um grande cidadão”.
Os estudantes fizeram uma página na internet para reunir homenagens ao professor. A Sociedade Brasileira de Química, da qual o professor fazia parte, divulgou nota de pesar pelo falecimento, destacando a sua importante trajetória na pesquisa. O Campus Vila Velha, ao qual o Educimat estava vinculado, também manifestou seu pesar.
O sepultamento será no Cemitério de Santo Antônio, em Vitória, no período da tarde (o horário ainda será confirmado).
Descanse em paz, querido mestre!!
Fonte: https://ifes.edu.br/noticias/19700-ifes-decreta-luto-oficial-pelo-falecimento-do-professor-sidnei-quezada