Pela primeira vez em sua história, o Conselho Federal de Química (CFQ) aprovou uma Resolução conjunta com outro conselho profissional – no caso, o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT). A Resolução nº1, aprovada pelo plenário do CFQ neste 15 de dezembro, versa sobre a competência de registro dos profissionais técnicos da área petrolífera.
O texto final, que também já foi aprovado pelo plenário do CFT, é resultado de uma rodada de reuniões iniciada ainda em fevereiro, entre representantes de ambos conselhos. Das reuniões, surgiu a iniciativa de um grupo de trabalho que discutiria conjuntamente as questões atinentes aos profissionais do segmento de petróleo – eliminando eventuais áreas de sombreamento nos registros.
No dia 21 de dezembro, às 10h, o presidente do CFT, Solomar Pereira Rochemback, e o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, estarão reunidos na sede do CFQ para um ato solene de formalização da resolução conjunta, um marco relevante na história dos conselhos profissionais do país.