O Conselho Federal de Química (CFQ) e o Conselho Regional de Química da 21ª Região (CRQ XXI – Espírito Santo) firmaram convênio para a doação de recursos de parte do federal para que o conselho capixaba adquira um imóvel para sua sede própria, na cidade de Vitória (ES), capital do Estado do Espírito Santo. A assinatura se deu na tarde da quarta-feira (24/08), no gabinete do presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, em Brasília.
O presidente do CRQ XXI, Alexandre Vaz Castro, conta que a conquista de um novo endereço para o regional era um desejo antigo. O CRQ XXI foi criado em novembro de 2010 e, desde então, já foi sediado no mesmo local em que funcionava enquanto era apenas uma delegacia do CRQ III. Na época, a base estava localizada no Rio de Janeiro, que tinha jurisdição nos dois Estados. Desde o final de 2014 ocupa uma casa alugada na mesma cidade.
A doação do Conselho Federal será da ordem de R$ 3,19 milhões e o novo prédio, a ser escriturado, já tem endereço: é metade de um andar em um edifício recém-construído no bairro de Mata da Praia. São 550 metros quadrados de área disponível, com oito salas. A localização tem uma vantagem adicional, considerada muito importante pelo presidente Vaz Castro: fica numa das principais vias da capital, fácil acesso ao aeroporto (cerca de 05 minutos de carro) e na frente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Essa localização será usada como estratégia para facilitar a aproximação dos profissionais da Química capixabas e o CRQ XXI.
“Queremos que a nova sede se constitua na casa dos profissionais da Química no Espírito Santo”, destacou.
A partir da escrituração do imóvel, o CRQ XXI abrirá um chamamento público para definir o projeto arquitetônico que melhor atende às necessidades. Além do plenário, o novo espaço tem previsão para um auditório para cerca de 50 pessoas, e espaço disponível também para a utilização de profissionais e instituições na modalidade “co-working. O CRQ XXI também pretende oferecer cursos de capacitação e qualificação, potencializando o aproveitamento da área.
“O andamento deste processo foi prejudicado pela pandemia da Covid-19, senão já estaria concretizado”, lembrou.
O presidente do CFQ lembrou que sua gestão aposta no suporte aos CRQs como ação de fortalecimento de todos o Sistema CFQ/CRQs
“Muitos CRQs possuíam sedes muito aquém daquilo que gostaríamos. Acho que uma sede nova, bem estruturada, é mais atraente. Leva aos profissionais a ideia de autoestima para a Química e para nossos profissionais. O meu sentimento pessoal é o de alegria pela palavra cumprida, havia me comprometido com os presidentes de regionais no meu primeiro mandato e reafirmo a intenção de levar às sedes próprias, confortáveis e adequadas, todos os CRQs que precisarem”, afirmou Oliveira Filho.
Depois da reunião no gabinete, Vaz Castro pediu ao presidente do CFQ autorização para levar seu agradecimento ao plenário do federal. Lá, ele se dirigiu aos conselheiros reconhecendo o empenho em ajudar o CRQ XXI.
“Posso afirmar aqui aos senhores que o presidente José de Ribamar honrou sua palavra. Isso muito nos alegra ”, afirmou o presidente.